Filmes de terror por si só já nos deixam com muito medo e causam susto o suficiente para deixar muitos sem dormir durante algumas noites, mas se apenas isso não bastasse, alguns filmes tem a fatídica frase: ''Baseado em Fatos Reais'', que faz muitos tremerem na cadeira do cinema.
O Exorcista:
O filme de 1973, é um dos maiores clássicos do cinema e foi baseado no livro homônimo, de William Peter Blatty, o enredo conta a história de Chris MacNeil, uma atriz que começa a perceber estranhos fenômenos envolvendo sua filha, Regan. A historia baseou-se em um caso ocorrido em 1949, com um menino de 13 anos, em Maryland nos Estados Unidos, ele buscando distrair-se começou a brincar com uma tabua de Ouija, após um período, começou a apresentar um comportamento fora do comum, como mexer moveis com a força do pensamento.
Após diversas tentativas de melhora do menino, a família buscou a ajuda do padre Walter Halloran, que após 30 sessões de exorcismo, conseguiu eliminar a entidade que se apossava do menino. Os relatos que serviram de base para o livro e após o filme, são do próprio padre Walter e seus diários feitos durante o ritual.
O Exorcismo de Emily Rose:
Em 2005, chegava aos cinemas o filme que contava a história de Anneliese Michel, no filme, Emily Rose, uma menina religiosa que em 1968 começou a ter pequenas convulsões que com o tempo passaram a aparições de demônios e vozes. Após muitas mudanças em sua aparência e comportamento a família começa a procurar tratamento médico e não vendo sucesso, resolveu passar à ajuda divina. Os padres Ernst Alt e Arnold Renz, realizaram 67 ritos por 10 meses, com duração de até 4 horas, apesar dos esforços dos padres, Anneliese continuava a apresentar estranhos atos como urinar e beber o liquido e comer moscas, aranhas e carvão. A causa da morte dela foi considerada inanição e os padres e seus pais foram condenados por negligencia, mas os relatos dos envolvidos ainda soam estranhos e inexplicáveis.
Invocação do Mal:
Este filme de 2013, trouxe uma história já abordada antes, mas de forma inovadora e original. Nos anos 70 o casal Lorraine e Ed Warren, conhecidos demonologistas, foram chamados para analisar a casa da família Perron, no interior de Rhode Island, nos Estados Unidos, durante 10 anos a família foi aterrorizada por visões, barulhos e objetos que moviam-se sozinhos.
Carolyn, a mãe foi apossada pelo espirito que queria seu lugar na familia, Bathsheba, foi quando os Warren tentaram ajudar a família, mas diferente do filme, não foram capazes de ajudá-los e a família teve que mudar-se da casa após melhorar suas condições financeiras. Mais tarde, descobriu-se que a casa já havia sido habitada por oito gerações de famílias que viveram e morreram na fazenda , além de diversos suicídios, assassinato, estupro e algumas mortes inexplicáveis. Os relatos são baseados na versão das filhas do casal, que junto com eles, foram aterrorizadas pelos espíritos do local.
Em 2014 outro relato também baseado nos casos dos Warren foi transformado em filme, Annabelle.