segunda-feira, 14 de setembro de 2015

5 bons filmes do diretor Richard Linklater

Richard Stuart Linklater é um dos meus diretores preferidos da atualidade. Ele é uma grande inspiração, que consegue transmitir a vida humana para o cinema de uma forma que poucos fazem, trazendo um estilo próprio para direção dos filmes. Linklater já fez muitos trabalhos como diretor e para ressaltar sua trajetória vou falar sobre 5 Bons filmes dele.


Para falar sobre Linklater é muito importante começar falando sobre a Trilogia Before, ou sendo mais específico o filme Antes do Amanhecer (1995). O longa-metragem traz Celine (Julie Delpy), uma jovem francesa e Jesse (Ethan Hawke) um americano que está na Europa. Casualmente os dois se encontram em um vagão de trem e ali começam diálogos entre os dois. 

Após ver que tinham uma ligação, decidem descer do trem em Viena e continuam a falar sobre suas vidas. O Filme tem diálogos muito bem construídos e os assuntos variam entre eles, desde o amor até religião, família e televisão.

O Filme tem 100% de aprovação da crítica especializada e 93% do público e na minha opinião é um dos melhores filmes de romance da história do cinema.


O Segundo filme da lista trata-se de puro Rock'n Roll e tem como protagonista Jack Black. Ele faz o papel de Dewey Finn, um cantor e guitarrista de rock que tenta se passar por um professor. Após testemunhar o talento para o rock que seus alunos tinham, ele decide montar uma banda junto com os alunos da quinta série. 

Eles partem para vencer uma batalha de bandas e conseguir pagar o seu aluguel com o dinheiro do prêmio. O longa-metragem traz uma critica em cima do sistema de ensino americano e mostra que com a música as crianças conseguem aprender melhor e fazer aquilo que gostam. 


Na onda de Jack Black junto com Richard Linklater temos o filme Bernie. Ele conta a história real de Bernie Tiede, um diretor de uma funerária que acaba se envolvendo com Marjorie Nugent, uma rica viuvá de 81 anos. Ele é uma pessoa totalmente amada na cidade de Carthage no Texas, enquanto ela é totalmente odiada pelo povo da cidade. Bernie acaba matando a velhinha, mas ele vai a júri popular na cidade, onde seria facilmente inocentado.
  
Nesse filme temos novamente Linklater mostrando a vida e sua inconsistências. O filme tem uma mensagem um tanto triste dizendo que até a melhor das pessoas pode acabar se tornando má por ter uma pessoa irritante ao seu lado.


Como o quarto filme da lista trouxe a finalização da trilogia Before. O filme Antes da Meia-Noite nos traz novamente o casal Celine e Jesse só que agora eles já estão casados e com duas filhas gêmeas. Jesse tenta sempre manter contato com Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), o filho adolescente que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. 

Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto Celine considera seriamente a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo francês. O filme mostra a diferença que existe entre o casal e como eles mudaram ao longo do tempo, além de manterem ótimos diálogos, ele foge de clichês e termina com um final honesto.


Um filme que não poderia ficar de fora da lista é obviamente Boyhood, que na minha opinião é, de longe, melhor filme de 2014. Ele traz história do menino Mason desde sua infância até a sua adolescência, junto também mostra a história dos seus pais separados. Temos Patricia Arquete e Ethan Hawke novamente, arrebentando nos respectivos papéis de pai e mãe do Mason.

O longa-metragem mostra a vida nua e crua, com a ótima direção do Linklater. O diretor direciona o sentido de tudo e mostra a vida com objetividade e simplicidade. Uma direção digna de premiações. O filme levou 12 anos para ser filmado e mostra a grande entrega do diretor. Além do filme possuir uma trilha sonora espetacular e diálogos incríveis.